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16 Soft Skills fundamentais para Profissionais de Vendas no Agro
Carlos Henrique - CEO | Mentor | Consultor | Trainer Especialista em Vendas Consultivas no Agronegócio
06.09.2020
Recentemente um leitor me indagou que no segmento do Agro, impera o Q.I. (Quem Indica), que as contratações eram carta marcada, e o que ele deveria fazer. Respondi a ele que entendia sua indignação, mas devolvi com a seguinte pergunta: O que você faz quando tem pessoas ou concorrentes por perto te observando? A resposta dele: faço nada, não quero mostrar como trabalho!
Na minha opinião, isto explica por que ele não tem recebido convites ou não tem bons resultados nos processos de seleção que tem participado. Esconder-se ou não se expor pode não ser uma boa estratégia!
As Soft Skills, nada mais são do que atributos e competências pessoais do Profissional de Vendas, que o auxilia em sua interação com o Cliente. Quando bem desenvolvidas, o tornam um representante de vendas com um desempenho excepcional, com resultados acima da média e com grandes diferenciais, percebidos tanto em seus resultados, quanto pelos seus relacionamentos com Clientes e demais players no mercado.
As empresas contratantes buscam identificar candidatos, com estas características que não se apresentam no currículo, mas sim, no dia a dia destes profissionais em campo, na lida, quando estão sozinhos ou acompanhados, em seu estado natural de comportamento. O uso de métodos mais estruturados, como um processo de dinâmica de grupo e de Testes de Perfil Comportamental.
Tipos de Soft Skills
As principais Soft Skills de um Profissional de Vendas são:
1. Construção de Relacionamentos – capacidade de se relacionar com pessoas positivamente, formar redes de mutuamente benéficas para ambos, compartilhando experiências e dicas. Estabelecendo confiança, credibilidade, desejo genuíno de ajudar, harmonia, etc.
2. Contação de histórias – esta é uma habilidade cada vez mais exigida, todos gostamos de ouvir uma boa história, envolva seus produtos e serviços em casos que ressoem profundamente na mente do seu público-alvo.
3. Escuta Qualificada – entender melhor seu Cliente e suas necessidades, é não ter pré conceitos e nem querer enquadrá-los em padrões, chegar aos por quês que o influenciam, suas fraturas emocionais, seus pontos fracos e fortes, suas angústias e desafios pessoais.
4. Gerenciamento do tempo – este é um recurso tão escasso quanto o dinheiro, ou até mais. Isto deve ser valorizado, tanto no uso do tempo do Profissional de Vendas, quanto no uso do tempo do Cliente, e a propósito, ele quer ceder cada vez menos tempo, para quem não agrega nada.
5. Habilidade para trabalhar em equipe – o período dos Lobos Solitários está chegando ao fim, as equipes estão no centro da Estratégia e se organizam para serem um Time, onde cada um exerce uma função definida no processo da venda e de forma integrada, com metas e objetivos individuais e do Time. Por isso a necessidade de profissionais serem colaborativos, respeitosos, com habilidades de interdependência.
6. Criatividade e Inovação – pensar de forma diferente, enxergar as situações de forma diferente, buscar questionar padrões, ir além do que os olhos estão vendo, propondo novos processos, novos serviços, com uma boa dose de inconformismo. Fazer o que ninguém ainda fez!
7. Resolução de Problemas – pessoas pessimistas e críticas são ótimas para encontrar problemas e defeitos. As empresas esperam que venham acompanhados com possibilidades de solução, aliás, com pelo menos 3 opções para o tomador da decisão, com uma opinião formada da melhor.
8. Flexibilidade - é importante para ter relações interpessoais saudáveis, não se limita a abrir mão de sua forma de pensar ou a estar sempre disponível para o outro, mas também estar aberto a experiências e pensamentos, deixar de lado seus padrões e dar espaço ao novo, sendo mais leves, livres e felizes.
9. Adaptabilidade a mudanças - é a capacidade de se adaptar diante de novos cenários ou transformações, desapegando do passado e do presente, assumindo uma postura voltada para o futuro. Aceitar as mudanças é fundamental, afinal é uma lei natural, e a velocidade da adaptação a mudança pode significar a vida ou a morte de um profissional de vendas.
10. Trabalhar sob pressão – a empresa sempre vai impor certa pressão no ambiente de trabalho e sobre as metas, se espera que o representante de vendas reaja positivamente a ela em suas atividades. Também se espera que o profissional saiba conduzir uma conversa de vendas, sabendo pressionar o cliente do início ao fim, sem comprometer a relação.
11. Ser Grato – pessoa com mais positividade, que dá atenção as coisas boas que lhe acontecem e não para as ruins, acredita que a reciprocidade gera novas oportunidades, encontra sua motivação, geralmente gentis, generosas e de confiança, promovendo harmonia e equilíbrio no ambiente.
12. Empatia – esta é uma competência muito explorada nos treinamentos de vendas do Agro, onde se espera que o representante de vendas saiba se relacionar, com as experiências emocionais do seu Cliente, aumentando sua compreensão do outro e facilitando a construção de relacionamentos. Apesar de ser pouco abordada é essencial, também para o entendimento das motivações do seu empregador, das percepções do seu colega de equipe ou do foco de seu superior, podendo guiar suas ações em relação aos demais.
13. Integridade – quando em suas ações e comportamentos em relação ao Cliente, são baseados na ética, na verdade, no respeito ao próximo, na transparência, de forma educada e honrada, tendo como valores a justiça, a igualdade, a honestidade, a legalidade e aos bons costumes.
14. Mentalidade de Crescimento (Growth mindset) - acreditam que podem desenvolver novas habilidades e podem melhorar aquelas que já possuem. Ao contrário das pessoas que tem uma mentalidade fixa, pessoas com essa personalidade tendem a superar com mais facilidade erros e fracassos, pois acreditam que estão em um processo e podem sempre melhorar.
15. Resiliência – a vida de um profissional de vendas tem altos e baixos, receber um NÃO é muito mais frequente que um SIM, esta competência demonstra a capacidade de absorver, aprender, melhorar e continuar o trabalho com ele ou uma maior motivação para bater sua meta.
16. Autenticidade – a pessoa não tenta ser a cópia de outra, vive quem realmente é sem falsidade, não tenta a todo momento agradar outras pessoas, confiante em suas habilidades, conhecimentos, experiências, opiniões e ao mesmo tempo consciente de suas limitações. Tem personalidade marcante, assumem uma posição e são indecisas, são consistentes com suas crenças e valores, são genuínas.
Bora Bater Metas!
Prazer, Carlos Henrrique
Consultor e Especialista em VendasOs cursos rápidos do ATACAR podem ser o que faltava na sua carreira. Com mais de 24 anos de experiência em vendas consultivas para o Agronegócio, montei os conteúdos ideias para você vender mais.
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